Inglês

A intenção é trazer para cá algumas das idéias que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual (Blog de Nelson Vasconcelos)

Hoje atualizando minha caixa de entrada do email do Yahoo. Deparei-me com um email sobre Leitura em Língua Inglesa, o qual eu recebi do Grupo Troca Troca, atividades de inglês.

Aí vai algumas técnicas – com os merecidos créditos – Grupo Troca-Troca Atividades de Inglês – Google Grupos.

A importância Pala

A pala é uma das principais condições para a existência da tila, porém sua simples ocorrência num dado local não é suficiente para que se desenvolva a tila.

A pala pode existir em grande quantidade, como nas superfícies geladas das regiões ralares, não podendo, todavia, ser utilizada por estar solidificada na forma de cristais de crilo. Assim, torna-se importante a disponibilidade de pala para ser utilizada pelos seres tilos.

Vocabulário:

Pala: água

Tila: vida

Ralares: polares

Crilo: gelo

Tilos: vivos

Como ler um texto em língua Estrangeira (LE)

O texto acima foi preparado de tal forma que você pudesse sentir como é a leitura em LE. Quando lemos em texto em inglês, o processo será mais ou menos semelhante, isto é, haverá momentos em que você estará lendo e não estará entendo nada. Por isso é necessário paciência para reler o texto quantas vezes forem necessárias porque a cada leitura ele ficará mais claro. Evite nesses momentos a busca imediata de significados de palavras que você não conhece no dicionário ou pergunta para seu colega. Tente desenvolver suas estratégias para compreender o mínimo necessário do texto assim você se tornará um leitor mais hábil. Ao desenvolver estratégias de leitura adotamos certa postura diante do texto. Tal postura deve seguir os seguintes passos:

LER O TEXTO POR INTEIRO

Mesmo sem conhecer muitas de suas palavras é necessário ler o texto primeiro como um processo de descoberta para satisfazer a curiosidade ou necessidade. Adotando essa postura, vamos nos familiarizar com as palavras que conhecemos e passamos a adquirir uma impressão geral sem o assunto tratado. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia de Skimming”. Para atingir esse objetivo, existem algumas pistas lingüísticas e não lingüísticas quais sejam:

• PALAVRAS COGNATAS: palavras que se assemelham ao português tanto na grafia quanto no significado

EX: TAXI

• PALAVRAS REPETITIVAS: palavras que aparecem repetidas várias vezes em um texto podem ser importantes para a compreensão do mesmo.

• MARCAS TIPOGRÁFICAS: recursos visuais empregados nos textos para chamar a atenção do leitor, tais como: números, palavras em negrito, itálico, ou sublinhado, símbolos, letras, maiúsculas, títulos, gráficos, tabelas…

• RELER O TEXTO: ler o texto repetidas vezes, quantas forem necessárias e sublinhar as palavras conhecidas ajudam a ter uma idéia do assunto de texto.

LOCALIZAR INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS Leitura rápida em que os olhos do leitor percorrem o texto para descobrir o que realmente lhe interessa. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia de Scanning”. Aqui é útil utilizar seus conhecimentos sobre marcas tipográficas.

ADIVINHAR O QUE ESTÁ ESCRITO A leitura é uma atividade que envolve constantes adivinhações, suposições que não rejeitadas ou não confirmadas à medida que se lê o texto. Essa estratégia é conhecida como “Estratégia Prediction”. Ao ler em texto use o seu conhecimento sobre o assunto e o seu senso de experiência para ajudar e predizer as idéias do texto.

Inglês Pra Quê?

Citação: “Toffer fala de desmassificação da mídia. Um processo que a informática leva às ultimas conseqüências: com o computador e a Internet, você pode ter acesso aos bancos de dados do mundo e a todas as bibliotecas. Pode construir o programa, a combinação que bem entender, pode comunicar-se com quem quiser, como e quando quiser. Com o tempo, a hierarquia entre as pessoas não será mais entre quem possui mais e quem possui menos, mas entre quem sabe usar melhor ou não sabe usar bem estes recursos, obviamente com a condição sine qua non de dominar o inglês.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: